Translate

sábado, 1 de agosto de 2015

13 - Jesus Realiza Sua Primeira Ressurreição

Continuação: 

Lucas relata que logo após Jesus realizar a cura do servo do oficial romano ele vai à cidade de Naim, que fica há uns 30 quilômetros de Cafarnaum. 

"Logo depois disso, ele viajou para uma cidade chamada Naím, e seus discípulos e uma grande multidão viajavam com ele.  

No momento em que se aproximava do portão da cidade, um morto estava sendo carregado para fora, o filho único de sua mãe. Além disso, ela era viúva. Uma multidão considerável da cidade também a acompanhava.  

Quando o Senhor a viu, teve pena dela e lhe disse: “Pare de chorar.”  

Depois se aproximou e tocou no esquife, e os carregadores ficaram parados. Então ele disse: “Jovem, eu lhe digo: Levante-se!” E o morto se sentou e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe." Lucas 7:11-15


"Todos foram então tomados de temor e começaram a glorificar a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu em nosso meio”, e: “Deus voltou sua atenção para seu povo.” E essa notícia sobre ele se espalhou por toda a Judeia e por toda a região ao redor." Lucas 7:15-17

 

"Então os discípulos de João lhe contaram todas essas coisas. De modo que João convocou dois dos seus discípulos e os enviou ao Senhor para perguntar: “O senhor é Aquele Que Vem, ou devemos esperar outro?”  

"Quando chegaram a ele, os homens disseram: “João Batista nos enviou ao senhor para perguntar: ‘O senhor é Aquele Que Vem, ou devemos esperar outro?’” Lucas 7:18-20

 

"Naquela hora, ele curou muitas pessoas de suas enfermidades, de doenças graves e de espíritos maus, e concedeu visão a muitos cegos. 

Ele lhes disse em resposta: “Vão, contem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos agora veem, os mancos estão andando, os leprosos estão sendo purificados, os surdos estão ouvindo, os mortos estão sendo levantados e as boas novas estão sendo anunciadas aos pobres.  Feliz é aquele que não acha em mim causa para tropeço.” Lucas 7:21-23


"Quando os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que vocês foram ver no deserto? Uma cana sacudida pelo vento? O que, então, foram ver? Um homem vestido de roupas finas? 

Ora, os que usam roupa esplêndida e têm uma vida de luxo estão nos palácios reais. Realmente, então, o que vocês foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e muito mais do que um profeta. Esse é aquele a respeito de quem se escreveu: ‘Veja! Enviarei o meu mensageiro na sua frente, o qual preparará o seu caminho adiante de você!’ 

Eu lhes digo: Entre os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João; mas aquele que é menor no Reino de Deus é maior do que ele.” 

(Quando ouviram isso, todo o povo e os cobradores de impostos declararam que Deus é justo, pois tinham sido batizados com o batismo de João. Mas os fariseus e os peritos na Lei desconsideraram a vontade de Deus para eles, pois não tinham sido batizados por ele.) " Lucas 7:24-28


“Com quem, portanto, compararei os homens desta geração, e a quem são semelhantes? Eles são semelhantes a crianças sentadas numa praça, que gritam umas para as outras: ‘Nós tocamos flauta para vocês, mas vocês não dançaram; nós lamentamos, mas vocês não choraram.’ 

Da mesma maneira, João Batista veio sem comer pão e sem beber vinho, mas vocês dizem: ‘Ele tem demônio.’  O Filho do Homem veio comendo e bebendo, mas vocês dizem: ‘Vejam! Um homem glutão e dado a beber vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!’No entanto, a sabedoria se prova justa por todos os seus filhos.” Lucas 7:29-35


Pontos a considerar:

1. Jesus era um homem de sentimentos, ao ver a situação da viúva teve pena dela. Ela não tinha um marido para lhe dar conforto e proteção, e seu único filho que teria as condições de cuidar dela na sua velhice morreu, ela devia estar sentindo uma enorme tristeza, pois certamente era muito apegada ao seu filho. É compreensível que Jesus se compadecesse dela e trouxesse seu filho de volta à vida realizando este maravilhoso milagre. 


2. Havia uma multidão que presenciou este milagre e eles corretamente atribuíram a glória, ou o mérito a Jeová e não a Jesus. Eles sabiam que era por meio do poder de Deus que Jesus realizou a ressurreição do homem. 

O povo certamente conhecia relatos de ressurreições ocorridas num passado distante - Leia 1 Reis 17:17-23 e 2 Reis 4:32-37.

3. Este acontecimento extraordinário tornou-se conhecido rapidamente por toda a região, incluindo Nazaré, a cidade de Jesus, próximo de Naím e até na distante região da Judeia, isso pode explicar porque tantas multidões continuavam a ir até Jesus com a certeza de serem curados dos seu males.


4. Quando João, que estava preso enviou dois discípulos para que o próprio Jesus confirmasse o que ele ouvira falar. Jesus podia simplesmente dar uma reposta direta mas, ele realizou todo tipo de cura na presença dos discípulos de João. Eles se tornaram testemunhas oculares de que Jesus era o prometido Messias. 

Nós não fomos testemunhas do que Jesus fez, mas temos o registro inspirado de testemunhas que descreveram os principais eventos sobre a vida e o ministério dele. Porque é a vontade de Nosso Grandioso Deus Jeová que aprendêssemos os ensinamentos de seu Filho,  Jesus Cristo. 

Veja Mateus 17:1-6

E se levarmos em conta que a Bíblia foi o livro mais perseguido na história da humanidade, e todo o empenho feito ao longo dos séculos para destruí-la ou impedir que ela chegasse às mãos das pessoas comuns...é um verdadeiro milagre que ela ainda exista.

Atualmente a Bíblia inteira ou em partes, é o livro mais produzido, traduzido, distribuído e lido por pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nação. Milhares de pessoas a consideram sagrada. 

Infelizmente ainda existe intolerância e até perseguição aos que realmente seguem os ensinamentos de Jesus Cristo. 

Mas Jesus disse: "E vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim será salvo." Mateus 10:22



Saiba mais sobre João, o Batizador no link abaixo:

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002489





Ouça ou baixe grátis este livro no link abaixo:


http://www.jw.org/jw-tpo/publicacoes/livros/?start=12     







Nenhum comentário:

Postar um comentário