*O modo como as pessoas reagem ao que Jesus diz e faz depende da condição do coração delas. E isso é o que vamos observar numa casa na Galileia.
Um fariseu chamado Simão convida Jesus para tomar uma refeição, talvez ele queira conhecer aquele que realiza obras tão impressionantes.
Jesus aceita o convite pois percebe que essa pode se uma oportunidade para ensinar os que estarão presentes. Mas Jesus não recebe a cordial atenção que geralmente é dada aos convidados.
"E um dos fariseus lhe pedia com insistência que comesse com ele. Então ele entrou na casa do fariseu e se recostou à mesa. Uma mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que ele estava comendo na casa do fariseu e levou um frasco de alabastro com óleo perfumado. Colocando-se atrás dele, aos seus pés, ela chorou e começou a molhar os pés dele com as suas lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos. Ela também beijava ternamente os pés dele e derramava neles o óleo perfumado. " Lucas 7:35-38
"Ao ver isso, o fariseu que o tinha convidado disse a si mesmo: “Se este homem realmente fosse um profeta, saberia quem o está tocando e que tipo de mulher ela é, que ela é pecadora.” Em vista disso, porém, Jesus lhe disse: “Simão, tenho algo para lhe dizer.” Ele disse: “Diga, Instrutor!” Lucas 7:39-41
“Dois homens eram devedores de certo credor: um devia 500 denários, mas o outro 50. Como não tinham nada com que lhe pagar, ele perdoou liberalmente a ambos. Portanto, qual deles o amará mais?” Em resposta, Simão disse: “Suponho que seja aquele a quem ele perdoou mais.” Ele lhe disse: “Você julgou corretamente.” Lucas 7:42,43
"Então, ele se virou para a mulher e disse a Simão: “Está vendo esta mulher? Entrei na sua casa e você não me deu água para os pés. Mas esta mulher molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me deu nenhum beijo, mas esta mulher, desde a hora em que entrei, não parou de beijar ternamente os meus pés. Você não derramou óleo na minha cabeça, mas esta mulher derramou óleo perfumado nos meus pés.
Por isso, eu lhe digo: os pecados dela, embora sejam muitos, estão perdoados, porque ela amou muito. Mas aquele a quem se perdoa pouco, ama pouco.” Lucas 7:41-47
"Então ele disse a ela: “Seus pecados estão perdoados.” Os que se recostavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: “Quem é este homem que até mesmo perdoa pecados?” Mas ele disse à mulher: “Sua fé salvou você.
Vá em paz.” Lucas 7:48-50

Jesus percebe o sincero arrependimento da mulher que teve uma vida imoral.
Jesus mostra assim que a compaixão faz com que ele entenda os que cometem pecados graves, mas que demonstram que estão arrependidos e vão até ele em busca de alívio. A mulher fica realmente aliviada quando Jesus diz: Seus pecados estão perdoados...Sua fé salvou você. Vá em paz" Lucas 7:48,50
Essa mulher experimentou a paz e o alívio de ser perdoada apesar da vida imoral que tinha e poder recomeçar sua vida livre do peso da culpa.
Lembre-se do que Jesus disse em Mateus 11:28,29: "Venham a mim, todos vocês que estão trabalhando duro e estão sobrecarregados, e eu os reanimarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e acharão revigoramento para si mesmos.
Pois o meu jugo é suave e a minha carga é leve.”
* Jesus não recebeu, na casa de Simão, a atenção cordial que geralmente era dada aos convidados naquela época. Nas estradas empoeiradas da Palestina, quem usasse sandálias ficava com os pés quentes e sujos. Por isso era costume demonstrar hospitalidade por lavar os pés do convidado com água fresca e lhe dar um beijo de boas vindas. Também era costume derramar óleo no cabelo de um convidado para demonstrar bondade e hospitalidade. Imagine o alívio que o viajante, ou o convidado podia sentir ao ter seu pés banhados em água fresca e a sensação boa de estar com os pés limpos.
Nota:
Comentários baseados no livro "Jesus - O Caminho, a Verdade E A Vida"
http://www.jw.org/pt/