Translate

sábado, 18 de julho de 2015

12 -A grande fé dum oficial de exército


"Ao proferir seu Sermão do Monte, Jesus encontra-se aproximadamente na metade do seu ministério público. Isto significa que lhe resta apenas cerca de um ano e nove meses para concluir sua obra na terra.

Jesus entra agora na cidade de Cafarnaum, uma espécie de base para as suas atividades. Aqui, alguns anciãos dos judeus dirigem-se a ele com um pedido. Foram enviados por um oficial gentio do exército romano, um homem que não era da mesma raça dos judeus.

O servo amado do oficial do exército está à beira da morte, por causa duma grave doença, e ele quer que Jesus cure seu servo. Os judeus rogam insistentemente a favor do oficial: “Ele é digno de lhe concederes isso”, dizem, “porque ama a nossa nação e ele mesmo construiu para nós a sinagoga”."_ Livro O Maior Homem Que Já Viveu 


Observe o relato de Mateus sobre este acontecimento:


"Depois que ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram. 

Então um leproso chegou e se curvou diante dele, dizendo: “Senhor, se apenas quiser, pode me purificar." Assim, ele estendeu a mão e tocou no homem, dizendo: “Eu quero! Seja purificado.” Ele foi imediatamente purificado da lepra. Jesus lhe disse então: “Tenha o cuidado de não contar nada a ninguém, mas vá, mostre-se ao sacerdote e ofereça a dádiva que Moisés determinou, em testemunho para eles.” Mateus 8:1-4


"Quando entrou em Cafarnaum, um oficial do exército se aproximou dele, suplicando e dizendo-lhe: “Senhor, meu servo está de cama em casa, com paralisia, e está sofrendo terrivelmente.” Ele lhe disse: 

“Quando eu chegar lá, vou curá-lo.” Mateus 8:5-7


"O oficial do exército respondeu: “Senhor, não sou digno de recebê-lo debaixo do meu teto, mas apenas diga a palavra e meu servo será curado.  

Pois eu também sou homem sujeito a autoridade e tenho soldados sob as minhas ordens, e digo a um: ‘Vá!’ e ele vai, e a outro: ‘Venha!’ e ele vem, e ao meu escravo: ‘Faça isto!’ e ele faz.” Mateus 8:8,9 


"Quando Jesus ouviu isso, ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Eu lhes digo a verdade: Em ninguém em Israel encontrei tamanha fé. 

Mas eu lhes digo que muitos virão do leste e do oeste e se recostarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no Reino dos céus, ao passo que os filhos do Reino serão lançados na escuridão lá fora. Ali é que haverá o seu choro e o ranger dos seus dentes. Jesus disse então ao oficial do exército: 

“Vá. Que lhe aconteça segundo a fé que você mostrou.” 

E o servo foi curado naquela hora." Mateus 8:10-13


Observe o relato de Lucas sobre o mesmo acontecimento:


"Depois que terminou o que tinha a dizer ao povo, ele entrou em Cafarnaum. E o escravo de um oficial do exército estava gravemente doente e prestes a morrer; esse escravo era muito estimado pelo seu senhor. 

Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus para lhe pedirem que viesse e curasse seu escravo.  Eles foram a Jesus e começaram a lhe suplicar com insistência: “Ele merece a ajuda do senhor,  porque ama a nossa nação e ele mesmo construiu nossa sinagoga.” 

Lucas 7:1-5

Assim, Jesus foi com eles. Mas, quando ele estava perto da casa, o oficial do exército enviou amigos para lhe dizer: “Senhor, não se incomode, pois não sou digno de recebê-lo debaixo do meu teto. É por isso que não me considerei digno de ir até o senhor. Mas diga a palavra, e meu servo será curado.  Pois eu também sou homem sujeito a autoridade e tenho soldados sob as minhas ordens, e digo a um: ‘Vá!’ e ele vai, e a outro: ‘Venha!’ e ele vem, e ao meu escravo: ‘Faça isto!’ e ele faz.”  Lucas 7:6-8


Quando Jesus ouviu isso, ficou admirado com ele e, virando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo: Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.” E, ao voltarem para casa, os que tinham sido enviados encontraram o escravo com boa saúde." Lucas 7:9,10


Qual o motivo de o oficial não convidar Jesus a entrar em sua casa?


Sem hesitação Jesus vai à casa do oficial do exército romano, mas ao se aproximar da casa o oficial do exército manda amigos com um pedido: “Senhor, não te incomodes, pois não sou apto para que entres debaixo do meu teto. Por esta razão não me considerei digno de ir a ti.”

  Ele provavelmente conhecia o costume que proíbe* aos judeus ter contato social com os não-judeus. Talvez ele não queira que Jesus sofra as conseqüências por violar esse costume ao entrar em sua casa.  

*Leia Atos 10:28

 

Percebemos que este homem, acostumado a dar ordens, é humilde de coração e tem conhecimento dos costumes e leis dos judeus por isso ele envia seus amigos para que solicitem a Jesus: “Dize a palavra, e seja sarado meu servo. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, tendo soldados sob as minhas ordens, e digo a este: ‘Vai!’ e ele vai, e a outro: ‘Vem!’ e ele vem, e ao meu escravo: ‘Faze isto!’ e ele o faz.”

 Jesus, depois de curar o servo do oficial e impressionado com a fé dele, aproveita a ocasião para falar aos que estão com ele sobre como não-judeus de fé serão favorecidos com bênçãos que foram rejeitadas por judeus sem fé.

 

Baseado no livro "O Maior Homem que já viveu", capítulo 36 




Jesus ficou admirado com a fé do oficial romano e disse: "Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.”

Nós podemos desenvolver uma fé desta magnitude? Certamente! 

O que precisamos fazer é absorver conhecimento exato da Palavra de Deus e  aplicar o que aprendemos na nossa vida diária. 

Também uma grande ajuda é orar pedindo que a nossa fé seja fortalecida. Tiago em sua carta as congregações escreveu: "Portanto, se falta sabedoria a algum de vocês, que ele persista em pedi-la a Deus - pois ele dá a todos generosamente, sem censurar -, e ela lhe será dada." Tiago 1:5-7  Nosso amado Deus tem prazer em conceder dons espirituais nós só precisamos persistir em oração.

Lembrando que o quê pedimos em oração deve ser por meio de Jesus Cristo, pois ele é quem intercede por nós. 

Jesus disse:" ...tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu farei, para que o pai seja glorificado por meio do Filho. Qualquer coisa que pedirem em meu nome eu o farei" João 14:13 

O idoso Apóstolo João, que acompanhou Jesus em seu ministério, esclarece: "E esta é a confiança que temos nele: não importa o que peçamos segundo a sua vontade, e ele nos ouve." 1 João 5:14 

Então se desejamos ter nossa fé fortalecida, mais entendimento, sabedoria, ou qualquer outra coisa que esteja em harmonia com a vontade de Deus, podemos orar a Jeová, nosso Pai Celestial, suplicando tais coisas em nome de seu amado Filho Jesus Cristo.


 O próprio Senhor Jesus Cristo, que era homem perfeito cheio do poder do espírito santo, muitas vezes orou ao seu amado Pai...então nós necessitamos orar incessantemente com fé.



O Livro "O Maior Homem Que Já Viveu"  apresenta a vida e o mistério de Jesus em ordem cronológica explicando o contexto, fundo histórico, costumes dos dias de Jesus e muito mais detalhes que facilita o entendimento sobre a pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo. Esta matéria abordada hoje contém comentários do capítulo 36 do livro Maior Homem, saiba mais ouvindo a leitura no link abaixo:

http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/?start=48 

http://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/ 


Notas: 

.Ilustrações do JW.Org

.Talvez pareça que há uma contradição entre a narrativa de Mateus e a narrativa de Lucas com relação ao oficial romano, mas não há; o que ocorre são maneiras distintas de relatar um mesmo acontecimento.

Mateus  se refere aos representantes do oficial como se o próprio o oficial estivesse presente. Isto não é incomum. Até hoje esse é um procedimento reconhecido caso uma autoridade envie representantes estes devem ser encarados como sendo a própria autoridade e devem ser respeitados e tratados dignamente.
Lucas é um escritor que narra detalhes então ele informa que anciãos dos judeus foram fazer a solicitação em nome do oficial, podemos supor que ele tenha enviado um de seus soldados para representá-lo. Mateus informa que o servo está "gravemente doente com paralisia e que está sofrendo terrivelmente". 
Lucas informa uma detalhe que justifica ainda mais o pedido urgente de cura - o servo além de gravemente doente estava prestes a morrer. 
Dessa forma os dois relatos se complementam.




Boa leitura e que nosso Grandioso Criador Jeová e seu amado Filho Jesus Cristo os abençoe nossos esforços de dar a devida consideração à Bíblia Sagrada.